jusbrasil.com.br
12 de Maio de 2021

Posso cancelar uma compra feita em loja física?

A resposta é não!

Thais Fernanda Santos, Estudante de Direito
Publicado por Thais Fernanda Santos
há 5 anos

Posso cancelar uma compra feita em loja fsica

Conforme consta no ART. 49º do Código de Defesa do Consumidor:

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único.

Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Quando se fala em direito ao arrependimento, você pode sem nenhum motivo cancelar a compra, ao contrario de compras efetuadas dentro de estabelecimentos comerciais, onde você tem o produto ou serviço à sua disposição.

Existe a possibilidade de compras feitas dentro de lojas físicas que cabe o direito do arrependimento, isso ocorre quando o vendedor te mostra uma foto do produto, pois ele não tem na loja, neste caso cabe o art. Citado.

Portanto pense, pesquise e questione sobre o serviço ou produto que você este realizando a aquisição, pois compras feitas dentro de lojas físicas são para toda a vida, também não, pois existem motivos para cancelamento de compras feitas dentro de lojas, mas e um tema para a próxima postagem.

*Lembrando sempre que é muito importante procurar um bom advogado e o órgão de proteção ao consumidor

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa noite Thais! Recentemente meu noivo foi em uma loja e acabou por impulso comprando alguns móveis necessários para nossa mudança. Ele fez o cartão da loja, mas a primeira parcela vem só no próximo mês. A questão é, não vamos nos mudar agora, o produto não chegou e nem foi pago até então.. existe a possibilidade do arrependimento para podermos cancelar? Como a mudança ainda vai demorar uns 4 meses, não quero que os móveis fiquem jogados (ele efetuou o pedido dia 23/11)
Aguardo retorno, obrigada continuar lendo

Olá Thais, no meu caso eu visualizei o produto pela internet, entrei em contato com a vendedora e a mesma informou não dispor daquele produto e sim de um outro... Fui até a loja ela me mostrou um sofá, e a cor que eu queria não tinha, a mesma então me mostrou um catálogo de cores, mas não me informou sobre tecidos...
Enfim o sofá que eu recebi não condiz com o tecido que eu experimentei...posso realizar a troca nessa situação? continuar lendo

Comprei um celular em uma loja física eu tive a possibilidade de ver o aparelho, pegar nele, porém eu não contemplei ele ligado pelo fato do vendedor me dizer que o celular estava descarregado e mesmo assim acabei comprando no cartão de crédito,no dia seguinte o aparelho começou apresentar defeitos posso trocar por outro do mesmo preço na loja onde fiz a compra aguardo sua resposta obrigado!!! continuar lendo

Eu realizei uma contratação de serviços de um detetive particular, porem vi comentários negativos na internet sobre ele, posso cancelar esse serviço sendo e ja efetuei o pagamento. continuar lendo